Opinião

Os talibãs da cultura

TIAGO IVO CRUZ
O Governo desvincula-se de toda e qualquer responsabilidade no investimento do sector cultural. Por muito fracos e idiotas que fossem os anteriores...

Agenda

2 de junho

Viana do Castelo e Braga

11 de junho

Vila Real


Criação artística de Beja sem qualquer apoiado do Estado
Terça, 03 Abril 2012 11:31

A Direção-Geral das Artes anunciou a 16 de Março um corte de 100 por cento nos apoios anuais e pontuais a projetos artísticos. Com o corte anunciado a cidade fica sem qualquer qualquer companhia ou estrutura de criação artística apoiada pelo Estado.

A Direção-Geral das Artes anunciou a 16 de Março um corte de 100 por cento nos apoios anuais e pontuais a projetos artísticos. Das 22 estruturas apoiadas na região do Alentejo, em Beja apenas a Lendias d’Encantar e a Arte Pública recebiam apoio. Com o corte anunciado a cidade fica sem qualquer qualquer companhia ou estrutura de criação artística apoiada pelo Estado.

 

Das 22 estruturas apoiadas na região do Alentejo, em Beja apenas a Lendias d’Encantar e a Arte Pública recebiam apoio. Com o corte anunciado a cidade fica sem qualquer qualquer companhia ou estrutura de criação artística apoiada pelo Estado.
Em 2011 foram apenas duas as estruturas de criação artística na cidade de Beja a receber o apoio da Direção-Geral das Artes. A associação Lendias d’Encantar recebeu um apoio anual no valor de cerca de 30 mil euros, ao passo que a Arte Pública - Artes Perfomativas de Beja contou com um apoio pontual de 10 mil euros.

Segundo a Lendias d’Encantar “os cortes da Direção Geral das Artes coloca em risco a oferta cultural e artística de Beja”. A deputada bloquista Catarina Martins “considera inadmissível que o Estado se alheie de fazer cumprir o que em matéria de cultura está salvaguardado na Constituição da República Portuguesa”. Segundo a deputada e atriz “não existir qualquer tipo de apoio por parte do Estado no setor cultural de Beja é não assegurar o acesso de todos os cidadãos aos meios e instrumentos de ação cultural e nada querer fazer no sentido de corrigir as assimetrias existentes no país em tal domínio”.

Beja é hoje uma capital de distrito onde as estruturas culturais existentes não têm qualquer apoio por parte do Estado.

A 28 de Março o Bloco de Esquerda questionou o Secretário Estado para a Cultura acerca da situação.

 
entrada