Os talibãs da cultura

TIAGO IVO CRUZ
O Governo desvincula-se de toda e qualquer responsabilidade no investimento do sector cultural. Por muito fracos e idiotas que fossem os anteriores...

2 de junho

Viana do Castelo e Braga

11 de junho

Vila Real

CM Beja ainda não pagou prémio da 17ª Galeria Aberta
Terça, 03 Abril 2012 11:44

A Câmara Municipal de Beja ainda não pagou o prémio da 17ª Edição da Galeria Aberta que decorreu entre 12 de novembro e 30 de dezembro. André Lança, vencedor da edição de 2011, expressou o seu descontentamento numa reunião da Assembleia Municipal realizada em São Matias.

O prémio para o vencedor da Galeria Aberta é de 1.600 euros. Jorge Pulido Valente, presidente da Câmara de Beja, justificou os atrasos com as dificuldades de “tesouraria” do município.
Na última reunião da Assembleia Municipal de Beja o jovem pintor André Lança pediu a palavra para saber quando é que a Câmara Municipal pagaria o prémio devido. Descobre que vai ter de esperar até que a autarquia tenha dinheiro para lhe pagar.

O assunto começou a dar que falar e também na comunicação social se começa a dar conta do incidente. Segundo o jornal Público, o jovem “lembrou que lhe tinha sido garantido que o prémio seria pago no prazo máximo de 15 dias após o encerramento do evento cultural, mas que "nada tinha acontecido"”. A mesma fonte informa que o vereador da Cultura, Miguel Góis, terá explicado ao jovem pintor, assim como aos deputados municipais, que o prémio ainda não tinha sido pago porque a Câmara "tinha problemas de tesouraria" fazendo contudo saber que “vai continuar a apoiar os artistas locais, mas só paga quando tiver dinheiro”. O vereador terá informado ainda os artistas presentes naquela Assembleia que se “não quiserem colaborar nestas condições, digam e nós deixamos de contar convosco”.

Conforme descreve o regulamento, o concurso pretende estimular a atividade local. A deputada bloquista Catarina Martins não compreende “como pode a Câmara Municipal de Beja desejar “estimular a atividade local” e contribuir para o desenvolvimento do tecido cultural do município quando não cumpre com as obrigações a que se compromete”.

A 21 de Março o Bloco de Esquerda pede esclarecimentos à CM Beja.

entrada